<$BlogRSDUrl$>

23.5.04

Conforme prometido:



Seu nome data de 1520, quando Fernão de Magalhães a batizou de Terra da Fumaça, após observar sinais de fumaça na orla do Estreito.
Alegando que, onde tem fumaça, deve haver fogo, o rei da Espanha Carlos V, acabou por renomeá-la de Terra do Fogo.*** A origem daquela fumaça vinha de um povo primitivo, os Selknam, uma tribo nômade caçadora que comercializava com o povo Yamana, habitantes do canal de Beagle (sul da ilha).
Entretanto, por tratar-se de um arquipélago rodeado por águas geladas, a maioria dos povos fueguinos não era constituída por caçadores e sim por pescadores. Esta sutil diferênça foi promordial para a denominação do arquipélago. As tribos pescadoras costumavam sair em busca de alimentos em pequenas embarcações à remo que lhes permitiam navegar pelos canais e fiordes com relativa segurança, entretanto era necessário entrar na água para atacar as focas, presas favoritas pelo seu alto aproveitamento. As peles se utilizavam para revestir as embarcações, enquanto a carne era a base da alimentação. Curiosamente, utilizavam a gordura do animal para revestir o corpo e ter assim uma película que o impermiabilizava. Dessa forma resistiam às baixas temperaraturas das águas locais. Não sendo isso suficiente, desenvolveram uma estratégia de manter em terra fogueiras sempre acesas para quando chegassem , terem condições de recuperar rapidamente a temperatura corporal. Quando a expedição de Magalhães chegou à margem norte do Estreito, observou que na margem sul várias fogueiras permaneciam acesas dia e noite. A expedição ousou chamar as terras do outro lado do estreito de Terra dos Fogos ou Terra do Fogo. Não imaginaram que estavam batizando para sempre o arquipélago.


*** Essa nem eu inventaria tão bem. Que papinho esse de onde tem fumaça tem fogo, não ?


Tenta a Sorte :

This page is powered by Blogger. Isn't yours?